Chegou a hora de reconhecer e pensar sobre ...
Semana passada me deparei com uma newsletter que falava sobre recalque e no mesmo instante percebi e pessoa recalcada que sou.
De acordo com o google o recalque é uma ação de reprimir e repressão. Indo mais fundo na psicologia é o sistema de defesa através do qual desejos, sentimentos, lembranças que, considerados repugnantes por alguém, são eliminados da consciência e mantidos no seu inconsciente.
UAU!
Já parou para pensar quais os seus recalques nessa vida? Eu estava pensando sobre isso esses dias, na verdade ontem compartilhei nos stories e percebi que tenho uma listinha. Enquanto eu passava por alguns stories de pessoas fazendo exercícios, correndo ... Outro grande momento foi ver pessoas cuidando da casa, fazendo sua alimentação saudável, marcando encontros!
Não ter disciplina para me organizar com a casa, comidinhas saudáveis e praticar atividade física de forma regular definitivamente é um recalque meu. Principalmente em criar encontros com amigos, família (meu mozão fala que sou desapegada).
Mas lá no fundo eu tento, mas para muitas coisas eu não sou nada organizada, planejada!
E daí eu ficava incomodada por ver outras pessoas conseguindo fazer aquilo que eu não conseguia. Só que por muito tempo eu não percebi que aquilo me incomodava porque era algo que faltava em mim.
E quando falo para entender nosso recalque, onde incomoda é sobre isso.
Nós podemos mudar a maneira de reagir às pessoas que conseguem fazer/ter/ser aquilo que a gente também gostaria. As nossas frustrações pertence a nós, ninguém pode controlar o sentimento que ela carrega mas mesmo assim nosso recalquezinho não reconhecido pode fazer com que a gente destile ódinho.
Quando reconhecemos que gostaríamos de fazer mas não fazemos tiremos uma nuvem dos nossos olhos. Criamos opções para interpretar e até mudar algo. Na verdade, eu acho que quando a gente percebe que “puts, na real só to sendo recalcada mesmo”, a gente pode mudar do recalque para admiração, porque se parar pra pensar, é isso que é mesmo.
A gente admira aquela pessoa por ser/fazer/ter tal coisa que não fazemos, e não precisamos achar nada de ruim sobre aquilo. Podemos transformar "esses momentos" em oportunidade de melhorar ou apenas admirar mesmo.
E isso é para seu papel de mãe, profissional, esposa, mulher ... Em cada setor da sua vida sempre terá alguém que você admira.
A moral desse texto não é fazer você parar de falar mal de alguém, pq é quase impossível, só quero que reflita a importância de reconhecer seu recalque e lidar com ele da melhor maneira, mais leve ... Afinal, gente recalcada é uma pessoa que só reclama.
Todas estamos sujeitas à isso e acho dificílimo você não ter um recalquezinho se quer. E tá tudo bem, o importante é como lidamos com isso. E pra lidar com isso a gente precisa reconhecer.
Por isso reconheça seus recalques, se quiser tente mudar algo ou apenas admire ;)
Com carinho,
C.B
Adorei a reflexão! É sobre pensar: o que disso quero e consigo trazer pra minha vida? E o que eu vou só admirar mesmo e deixar pra outra oportunidade. Autoresponsabilidade inclui a gente trazer o q faz sentido pra si em cada momento; e let go alguns pratinhos.
Ps: mas td bem reclamar de vez em quando kkk somos humanas. O negocio eh nao ficar neste lugar por mto tempo!