top of page
Foto do escritorCarla Ferreira

Equilíbrio na era da informação e conteúdo

Como você lida com a exposição a tantos conteúdos?!


Era da Informação e a obesidade mental

Meu comunicadora está ON no Carlota Blogueira!


Já parou para pensar a quantidade de conteúdo que você consome durante seus dias? Vivemos numa era de "turbilhões de conteúdos", somos bombardeados com informações e conteúdos que impactam a nossa forma de pensar e de agir.


Conteúdos de todas as qualidades, alguns razos, outros repletos de dados, opinião de todos os lados e diversas atualizações.


Realizando algumas pesquisa me deparei com o termo “obesidade mental”, que é o acúmulo de informações, muitas vezes, desnecessárias no nosso cérebro.


E como acontece? Isso acontece porque estamos expostos diariamente à uma chuva de conteúdos, por conta da facilidade da internet. Se você se sente mentalmente fatigado com constância ou percebe que, por mais que leia, estude, não consegue entender ou usar esse conhecimento, talvez você esteja sofrendo desse mal sem saber.


Outro ponto que achei bem interessante é que essa "overdose" afeta também a saúde física, já que o grande período em frente às telas de computadores e celulares aumentaram, diminuindo o tempo diante do mundo real, material e, por consequência, a prática de atividades físicas e o contato com a natureza.


Se você para para analisar seu comportamento hoje tenho certeza que irá perceber como seu tempo em frente as telas, a quantidade de informações é grande, deixando de lado outros momentos. Ex: Ida a praia e enquanto está relaxando está no celular, olha tiktok, instagram. Não é atoa que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo (de acordo com a Forbs)


Mas você deve estar pensando: " o que isso tem haver comigo?"


Como comunicadora é essencial prestar atenção nesse movimento, sei da importância de conteúdo para as marcas e a liberdade da informação, mas não podemos esquecer das nossas necessidades básica e relacionamento. Qualquer excesso faz mal ...


Independente se você é pai/mãe ou não, você é um adulto que serve de exemplo para muitas crianças, adolescentes e novas gerações. E se você não entender esses conceitos, saber lidar com os limites e principalmente saber lidar com a quantidade de informação, como será referência ?!


E quando falo em referência, falo do dia a dia! Você pode ser um analista e ser referência para um estagiário, suas atitudes e jeito pode impactar qualquer pessoa. E como adulto, como ajudaremos a próxima geração?!


Tem meses que penso sobre a atenção voltada aos conteúdos, a rapidez das informações, o avanço da tecnologia e quais os impactos isso pode causar. Também temos a questão de estarmos presos, reféns das redes sociais... E isso é bom?! Estamos sabendo lidar com tanta informação? Estamos usando o nosso tempo de forma correta?


Tempo atrás vi uma cena da minha filha que congelei e (claro) me questionei! Ela sentou no chão, pegou a sua boneca Tetê e deu mamadeira, de um lado a mamadeira e do outro um celular ... Juro como eu fazia quando amamentava! Eu aproveitava o tempo e olhava o Instagram, fiquei paralisada com a reprodução da cena e como nossos filhos são esponjas!


Foi a hora que fui pesquisar, ver como podemos impactar a nova geração e claro nos policiar para sermos exemplos melhores!


Então fica aqui minha dica para vocês:


  1. Controle seu tempo nas redes, internet! Controlar seu tempo não vai fazer você a pessoa desinformada, irá te dar qualidade de vida. Programe espaços na sua agenda para relaxar.


  2. Dê uma boa limpa nas suas redes sociais, consuma aquilo que faz sentido para você hoje ou algum conteúdo leve.


  3. Preste atenção no seu tempo de qualidade, será que realmente quando está com seu filho, está com ele ou o seu celular?


  4. Centralize períodos para consumir conteúdos: coloque na sua agenda um tempo para desbravar conteúdos, noticias, vídeos.


Espero que assim como eu, você reflita a importância do equilíbrio nessa era de informação e conteúdo.


Com carinho,

C.B


6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page